Sobre o IAP
O Instituto dos Advogados de Pernambuco – IAP tem a sua fundação datada em 11 de Maio de 1851, sendo o segundo mais antigo do Brasil. Tal fato, mereceu destaque na edição do Diário de Pernambuco de 12/05/1851.
O IAP é uma associação cível, sem fins lucrativos e com personalidade jurídica de direito privado, que rege-se pelas regras legais aplicáveis à espécie (Código Civil Brasileiro) e por seu Estatuto. Com o propósito de incentivar e promover pesquisas no campo jurídico, o instituto colabora na atualização e aperfeiçoamento da ordem jurídica local, regional, nacional e internacional.
Propõe-se também a assegurar a dignidade e o prestígio voltados para a atividade jurídica, fomentando o culto à Justiça, Liberdade e Democracia, em defesa da Constituição e da Legalidade, não tendo caráter político.
O IAP vem contribuindo de forma relevante e colaborativa para a sociedade Brasileira, no que diz respeito aos assuntos jurídicos, através de debates, publicações, formação e aperfeiçoamento do ensino.
O seu corpo de associados é composto por profissionais da área do Direito, como advogados, magistrados, promotores, professores e tabeliães, que juntos trabalham de forma comprometida na evolução contínua do Estado de Direito, bem como atuar em defesa dos valores inerentes do exercício da advocacia e das boas práticas jurídicas.
Em 2021, juntamente com os Institutos do Estados do RS, SC, PR, SP, MG, MS, GO, DF, BA e RN, o IAP é membro fundador da Federação Nacional dos Institutos dos Advogados do Brasil, que, por sua vez, se originou do Colégio de Presidentes dos Institutos de Advogados do Brasil.
O IAP tem orgulho do seu passado e compromisso com o presente e o futuro da ordem jurídica brasileira.